Embora filiado ao PCdoB, prefeito de Santa Rita recebe convites para assumir controle de diversas siglas no estado e mantém contato com lideranças de todo o Maranhão, numa demonstração clara de que pretende influenciar o pleito de 2018.
Nesta ultima semana, quando encarra-se o prazo para troca de partidos, o comunista está em Brasília, tratando de sua agenda política no estado, com varias lideranças políticas que atuam na capital federal.
A nível local, Hilton Gonçalo já deixou claro que pretende eleger um deputado federal e dois deputados estaduais. Para isso, Gonçalo conta com o apoio político, da esposa e prefeita de Bacabeira – Fernanda Gonçalo, da irmã, prefeita de Pastos Bons – Iriane Gonçalo, do vice-prefeito de Palmeirândia e das mais de 80 lojas da Alvorada Motos.
A discussão no sentido de aceitar ou não, o controle de outras siglas partidárias, em nada implica, sobre a real possibilidade do prefeito Santarritense ficar mesmo no PCdoB. Tudo porque Hilton e Flávio Dino voltaram a se aproximar depois das eleições de 2016.
Na seara comunista, lideranças próximas ao governador entendem que, a facilidade que Hilton Gonçalo tem para buscar apoio político, a exemplo do que fez com Braide na ultima eleição, pode ser fundamental para o êxito do projeto governista de levar a eleição no primeiro turno.
E aguardar e conferir.