Poluição do ar, da água e do solo, degradação do meio ambiente, mal cheiro, proliferação de doenças e tantos outros problemas decorrentes do aterro sanitário de Rosário, poderá atingir a população e causar danos a saúde pública.
O intento dos municípios da região metropolitana de são luís, de acabar com seus lixões e mandar tudo pra Rosário está se concretizando.
Na ultima quarta (25), o prefeito do município de Paço do Lumiar – Domingos Dutra, usou a rede social para comemorar a assinatura do termo que possibilitará a execução do plano pernicioso a população rosariense.
“Estive no Aterro Sanitário Titara, no município de Rosário, para assinar a ordem de serviço que destina os resíduos sólidos (lixo urbano) de Paço do Lumiar para Rosário”, celebrou Domingos Dutra.
No facebook, a reação foi imediata, moradores da cidade questionaram a atuação da prefeita – Irlahy Linhares Moraes, que segundo eles, não toma nenhuma providencia, conforme mostra o pint na imagem abaixo. Outra internauta diz “não acreditar que administração pública não possa fazer nada”.
O ex-candidato a prefeito da cidade – Calvet Filho, também se manifestou e acusou a prefeita de “assistir a tudo calada e inerte”. Calvet Filho também atribuiu a culpa a própria população, que segundo ele “só reclama”.
“Enquanto prefeitos lutam para resolver o problema de suas cidades, a nossa assiste calada e inerte nossa cidade se afundando em lixo, literalmente se “lixando”! Todos são culpados, todos, até o povo”, desabafou ele.
O lixo recebido no município é proveniente de residências, indústrias, hospitais e construções, não só dos municípios da grande ilha, mas até, de outros estados. Porém isto é assunto para outra matéria.