BACABEIRA E SANTA RITA DISCUTEM PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUIS

A prefeita de Bacabeira – Fernanda Gonçalo, acompanhada do prefeito de Santa Rita – Hilton Gonçalo e do Vereador Jefferson Calvet, participou na ultima segunda-feira (17) da apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís (PGIRS-RMGSL), realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

Durante o seminário, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, os gestores debateram prioridades para a política adequada de destinação dos resíduos. O Vereador Jefferson Calvet, que representou a Câmara de Bacabeira, falou sobre os problemas que atingem o município.  

“Nosso objetivo aqui é cobrar dos órgãos de controle e competentes, soluções quanto aos problemas causados pelos caminhões de lixo que cortam a cidade e também pelo próprio aterro que já incomoda a população com o mau cheiro”.

No evento, foram detalhadas as cinco etapas de implantação da política de gestão para disciplinamento da coleta de lixo dos municípios e a agenda para aprovação da versão final do documento junto à Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

Com a implantação do Plano de Resíduos Metropolitano, todos os municípios que fazem parte da região ficam dispensados de fazer planos municipais, uma vez que o Plano da Região Metropolitana contempla essas cidades.

Além de São Luís, fazem parte da região os municípios de Alcântara, Rosário, Santa Rita, Bacabeira, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Icatu, Axixá, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Morros. A metropolização beneficia mais de 1,6 milhão de pessoas.

Deixe uma resposta